Todos nós conhecemos o moderno Porsche 911 Turbo, seus belos números em Nürburgring e seu famoso e, notório pela qualidade, câmbio PDK. Em nossa página no Instagram (@ExoticsBrazil), constantemente recebemos fotos dos belos exemplares que rodam pelas ruas do nosso Brasil. Mas toda bela história tem um começo. E o desse monstro da indústria automotiva se remete ao início dos anos 70, onde aos poucos nascia -junto da BMW 2002 Turbo- um dos primeiros carros esportivos turbinados diretamente de fábrica.

O ano era 1972. Após experiências com motores turbo em seus carros de corrida durante o final dos anos 60, a Porsche começou a estudar a possibilidade de aplicar tal tecnologia em seu já consolidado 911. Por novas regras da FIA, os carros dos Group 4 e Group 5 precisariam ser derivados de carros de produção, e para correr na Group 4 em 1976, seria exigido o mínimo de 400 carros fabricados e comercializados com o público em geral durante os 24 meses subsequentes!

Esse foi o principal impulso para que surgisse uma lenda: o Porsche 930, ou o 911 Turbo. Surgindo em 1974 com inicialmente um motor boxer de 6 cilindros e 3.0 litros emprestado do Carrera RS 3.0, a adaptação da tecnologia turbo aumentou a cavalaria de 200 para 260 cavalos. Para acomodar o grande incremento, a carroceria e a suspensão iriam precisar de melhorias. Foi aí que surgiram algumas das linhas mais sexys que um carro já recebeu: para aguentar tal potência, pneus mais largos e enormes pára-lamas traseiros para acomodá-los; o mesmo na frente, porém um pouco menos que na traseira; acoplado junto da tampa do motor, a famigerada “ducktail”, ou “rabo de pato” no português, visando aerodinâmica em altas velocidades e jogar mais ar para dentro do motor. Uma fórmula que fez as crianças dos anos 70/80 terem um poster no quarto de um um carro, que durante dezenas de anos, nunca perdeu e nem vai perder seu charme.

 

Porsche 911 vs 911 Turbo

Em 1978 veio sua primeira mudança. O motor se tornou um 3.3 litros e recebeu um intercooler, incrementando a cavalaria para inacreditáveis 300cv.

O Porsche 930 é um carro agressivo. Excelente em curvas como de praxe nos modelos da marca, o monstruoso motor e o baixo peso fazem desse um carro amedrontador, até os dias atuais, até mesmo para os mais experientes motoristas. Tudo isso por algo que com certeza você já ouviu falar que era muito presente em turbos antigos: TURBO LAG!

Se imagine dirigindo um. Segunda marcha, em torno de 2 mil RPM. Você pisa no fundo do acelerador, pronto para ver o que o carro pode oferecer. Ele começa a subir de velocidade como um carro 6 cilindros deveria, até que de repente, em torno de 4 e 5 mil RPM você descobre porquê esse carro é tão valorizado por entusiastas mundo afora. O turbo entra em ação e você é jogado contra o banco de uma forma totalmente inesperada. Você só consegue sorrir e agradecer por isso não ter acontecido em uma curva. Talvez os americanos da época que não tiveram essa habilidade/sorte, seja o motivo pelo qual o carro foi apelidado de “widowmaker” por lá. Sim meu caro, ‘widowmaker’, o “fazedor de viúvas”.

No painel havia o medidor da pressão do turbo, medindo de 0 até 1 bar

Essa primeira geração do Porsche 911 Turbo foi bem longa, sendo produzida até o ano de 1989, em torno de 20 mil unidades ao todo. As últimas versões chegaram a ter 330cv embaixo do capô, e o último ano teve presente a transmissão G50 de 5 velocidades, no lugar do 4 marchas que esteve presente em todos os outros 15 anos de existência.

Para se ter uma ideia de preços, agora em 2017 foi vendido uma unidade do ano de 1978, em Brasília, por algo em torno de R$ 580 a 600 mil reais. E depois de contar toda essa história eu te pergunto: Se você tivesse essa grana e a oportunidade de comprar um batesse na sua porta, mas ao mesmo tempo também com esse dinheiro você pudesse comprar um apartamento muito bom. Onde você estrearia o seu novo 930?

 

 

PORSCHE 911 TURBO (930) 🇩🇪

🔩Motor: 3.0/3.3; 6 cilindros boxer; turbo
🐎Potência: 260cv(1974-1978)/300cv(1978-1983)/330cv(1983-1989)
📊Torque: 35Kgfm(1974)/44Kgfm(1989)
⌚0-100km/h: 5.2s em seu último modelo
🏁Vel. Máxima: 275km/h em seu último modelo
📐Peso: 1195kg(1974)/1360kg(1989)
📈Tração: Traseira
📅Fabricação: 1974-1989
📐/🐎Peso/Potência: 4.12kg/cv em seu último modelo
💰Médio: Acima de 550.000 reais