Muitos já sabem a história da Lamborghini, mas, para os desavisados, aí vai um resumo dessa história digna de um filme:

Ferruccio Lamborghini era o típico empresário de sucesso. Dono da Lamborghini Trattori, uma já renomada marca de tratores no período pós-guerra, tentou até se arriscar no ramo dos aquecedores de ambiente à óleo no final dos anos 50. Resumindo, ele era um dos homens mais ricos da Itália na época.

E como todo italiano rico dos anos 50, Ferruccio tinha uma Ferrari. Porém, sua macchina tinha um problema de câmbio que o irritava há tempos. Em uma revisão na fábrica de Maranello, il signore Lamborghini teve a chance de conversar com Enzo, e aproveitou para reclamar do câmbio do carro. Sabem qual resposta ele teve de Enzo? Um singelo “Você não entende nada de carros, vá construir seus tratores”.

Foi dado início à maior rivalidade automotiva que existe atualmente na Itália. Além de resolver o problema de câmbio sozinho, Ferruccio não perdeu tempo e criou a Automobili Lamborghini, que teve como primeiro modelo o 350 GT.

Ferruccio com a Lambo Jarama e um de seus tratores, nos anos 70.

Após somente 2 anos no mercado de automóveis (1964-1966), a Lambo 350 GT e seu motor V12 já eram um ótimo concorrente para a Ferrari no mercado dos esportivos. Mas foi em 1966 que o jogo realmente mudou.

Ferruccio não gostava de carros derivados de corrida, preferia os de Gran Turismo. Então os 3 maiores engenheiros da marca resolveram, ainda bem, mudar a cabeça de seu chefe. Os três começaram a desenvolver em seu tempo livre um supercarro com algo totalmente inovador para a época e que vemos o tempo todo atualmente: o belíssimo motor V12 ficava na posição central do chassi. Ferruccio gostou da ideia e resolveu apresentar o protótipo P400, que era só chassi e motor, no Salão de Turim em 1965. O sucesso era inevitável.

Para o Salão de Genebra do ano seguinte, 1966, o genial Bertone ficou responsável de criar uma carroceria. A mesma só ficou pronta alguns dias antes do salão, motivo pelo qual os engenheiros não tiveram tempo de conferir se o motor caberia no espaço destinado a ele. Resultado? Levaram o carro sem motor e mantiveram o capô fechado durante todo o tempo de exposição, deixando os repórteres automotivos sem entender nada.

Ferruccio e Bertone ao lado do Miura.

Desnecessário dizer que o Miura foi o centro das atenções em Genebra naquele ano. Estava criado o supercarro da Lamborghini, que deve ter deixado Enzo Ferrari arrependido de ter subestimado o gênio que era Ferruccio.

Essa histórica Lambo pode ser dividida em 3 pequenas gerações. A primeira P400, de 1966 até 1968, tinha o motor V12 3.9l derivado do 350 GT. Foi montado transversalmente no carro e produzia a potência de 345cv, algo simplesente monstruoso para aquela época. Em 1969 veio o Miura P400S, que recebeu algumas melhorias de conforto e outras de motor, que adicionaram 20cv ao touro. Nomes como Frank Sinatra e Miles Davis foram notórios donos do carro na época. Por último, em 1971 veio o Miura P400SV com mais 15cv (totalizando 380cv) e melhorias de câmbio. Ao todo foram fabricados somente 764 modelos, o que explica os preços extratosféricos de um Miura atualmente.

Falando em preços, o site classicdriver.com tem 3 modelos para venda, dois o preço é só com consulta e somente um tem o preço informado no site. Quer saber quantos euros alguém tem que pagar para ter um?

No Brasil temos conhecimento de 5 touros Miura, entre eles um P400S que teve esse flagra postado pela nossa página.

Lamborghini Miura P400 SV 📍São Paulo, SP ➖➖➖ Olha só que cena rara! O raríssimo senhor de todos os touros sendo transportado para algum curral por aí onde será bem tratado e terá aquela vida de rei. Pra quem não sabe, o Miura foi o primeiro carro de rua do mundo a usar motor central-traseiro e também o mais rápido de todos. Ele leva o nome do Rancho Miura, de propriedade de um amigo de Ferruccio o qual criava os touros de linhagem de mesmo nome, os quais até hoje batizam os carros da Lambo. Apenas 5 Miuras estão em solo brasileiro. ➖➖➖ 📷 @gustavocarnib 🔩Motor: 3.9 V12 🐎Potência: 385cv 📊Torque: 40.8kgfm ⌚️0-100km/h: 6.5s 🏁Vel. Máxima: 272km/h 📐Peso: 1245kg 📈Tração: Traseira 📅Fabricação: 1967-1973 📐/🐎Peso/Potência: 3.6kg/cv 💰Médio: —- ➖➖➖ 👇Envie seus flagras!👇 📲Whatsapp: (61) 98153-2377 ✉️E-mail: contato@exoticsbrazil.com.br ➖➖➖ #⃣ #ExoticsBrazil #AutogespotBrazil #Lamborghini #Miura #Lambo #P400SV #LamborghiniMiura #EbLamborghini #EbMiura #CarPorn #ClassicCars #Cars #EbOldButGold

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Vale recordar os outros dois posts de Miuras brasileiros no nosso instagram, @ExoticsBrazil. Um mineiro no encontro de Araxá e um paulista!

Valeu e até domingo que vem!!