Uma coisa é fato: a italiana Lancia está morrendo aos poucos. Uma marca que já viveu um auge de glórias e reconhecimentos está fadada ao fim.

Atualmente, a Lancia só fabrica e vende um carro: o Ypsilon. Como podemos ver acima, não é um daqueles carros que você olha e diz “meu senhor, preciso comprar um!”. Mas é ele e o mercado italiano que ainda mantém a marca respirando por aparelhos. Incrivelmente, apesar de ser praticamente um modelo irrelevante mundo afora, o Ypsilon é o segundo modelo mais vendido na Itália, perdendo somente para o Fiat Panda. Com 66 mil unidades comercializadas em 2016, o modelo ganha sozinho das 3 grandes alemãs e da Alfa Romeo dentro da bota.

O próprio Sergio Marchionne, CEO do grupo Fiat-Chrysler (dono da Lancia) afirmou recentemente, praticamente afirmando a futura morte da marca:

“Tenho imensa pena de não poder financiar o relançamento da Lancia, mas nunca vi um projeto convincente desta marca e com potencial ganhador. Prefiro concentrar-me na Alfa Romeo e deixar ficar a Lancia, mesmo se me sinta muito ligado ao seu nome. Eu próprio comprei recentemente um velho Delta Integrale, mas refazer hoje algo à sua altura não é imaginável…”

Mas deixando o assunto triste de lado, vamos conhecer um pouco sobre o carro mais icônico da marca e desejado mundo afora: O DELTA!

O delta começou em 1979, um hatchback desenhado pelo lendário Giorgetto Giugiaro, chegou até a ganhar o prêmio de ‘European Car Of The Year’ em 1980, chegando a vender mais de 60 mil unidades em seu primeiro ano de produção e 100 mil no segundo. Em seus primeiros anos era oferecido um 4 cilindros de 1.3l ou 1.5l, derivado dos Fiats da época.

Em 1982 sofreu um pequeno facelift para em 1983 ter sua primeira versão turbo lançada: o Delta HF. HF era a sigla utilizada pela Lancia desde 1966 para seus carros performance, significando “High Fidelity”. O modelo tinha embaixo do capô um motor 1.6 turbo que entregava 128cv para as rodas dianteiras. O carro até ganhou em 1984 a versão especial “HF Martini”, para comemorar a vitória do Lancia-Martini Rally 037 no Group B de rally, onde futuramente esse hatchback acima ganharia o mundo.

Delta HF Martini, 1984

Vale citar que em 1985 e 1986 a Lancia lançou no mercado, por questões de homologação, 200 unidades do Delta S4. O S4 foi  o monstruoso rei dos últimos anos de Group B, que com sua tração integral e mais de 400 cavalos, destruiu a competição em 1985 e 1986. O S4 Rallye também foi o “responsável” pelo fim do grupo B, após  o piloto campeão finlandês Henry Toivonen e seu co-piloto morrerem em um terrível acidente. A história do Group B pode ser conferida nessa bela matéria postada no site clicando aqui.

A versão Stradale de rua, um pouco mais “singela”, entregava 248hp nas mãos e pés de quem o dirigia através de seu motor 1.8 turbo e supercharger.

Delta S4 Stradale

Em 1986 a Lancia tentou algo novo, e acertou na mosca. Lançou o HF 4WD, com o motor 2.0 turbo e tração integral e um facelift. No ano seguinte eles já decidiram chamar pelo nome que todos conhecem atualmente, o “Lancia Delta HF Integrale”.

Até 1989, o Integrale tinha um 4 cilindros 2.0 turbo de 8 válvulas, que produzia 178 cavalos. Era um carro completo: forte, pequeno, ágil e fazia curvas como ninguém! Um dos melhores carros do final dos anos 80 era produzido pela Lancia. Incrível imaginar onde eles estão hoje…

Em 1989 eles deram 16 válvulas ao Integrale, aumentando a cavalaria para 192 cavalos. O pequeno monstrinho tinha ficado ainda mais forte.

Delta HF Integrale 16v

Sobre esse carro eu achei um vídeo emocionante de um italiano que faz reviews automotivos. É incrível ver a alegria e orgulho patriota dele por estar dirigindo um carro italiano tão incrível e ao mesmo tempo a tristeza de olhar para a Lancia atual. Fica a recomendação, tem legendas em inglês:

No brasil temos a rara chance de ver um exemplar desses. O @ExoticsBrazil postou foto recentemente de um discretamente estacionado em um meio-fio paulista. Duvido que algum não-gearhead passou por lá e deu alguma importância ao carro! O fotografado era ainda um dos 200 exemplares verde-york no mundo, igual ao do vídeo que eu recomendei. Preço? O dono estabelece, e vale exatamente o que ele pedir. Apesar de ter preço beirando 80 mil euros na Europa, é impossível ter ideia de quanto vale um aqui, talvez pelo menos o dobro de um no velho continente!

"Desavisados" (pra não dizer iGnorantes) irão olhar e pensar: "Ué, cadê o exótico?? Galera tá postando foto de UNO!!". E é aí onde você separa os pequenos gafanhotos dos grandes tigres! Sim, meusa migos, esse é nada menos que um fucking Lancia Delta HF Integrale, uma lenda italiana sobre rodas que fez muito sucesso no Grupo B de rallye na década mais top de todas (80's). Quem tem um mínimo de cultura automotiva nas veias já dirigiu um desse em algum jogo de corridas. Ele está presente em muitos e tem uma forte tendência a modificações e "liverys" deveras legais. Aqui no Brasil nos restam poucas unidades nas mãos de, esperamos, entusiatas que cuidam bem deles e os usam como se deveria! E, esse mesmo carro que vemos é uma edição especial chamada "Verde York" que teve apenas 200 unidades produzidas no mundo. Conta com, claro, a pintura Verde York e bancos com couro perfurado champagne e costuras verdes. Também tem janelas tingida em Solexstra e bancos Recaro. Contudo, na foto ainda tem um Easter Egg. Olhe bem que encontrará outro mito italiano, dessa vez um Alfa Romeo GTV Spider, que esteve em posts e nos pensamentos de desejo da maioria de quem viveu os anos 90. Uma foto digna de ser apreciada e guardada nos seus itens salvos… Arrivederci amico! ➖➖➖ Lancia Delta HF Integrale Evoluzione Verde York 📍São Paulo, SP ➖➖➖ 📷 Anônimo 🔩Motor: 2.0 4Cil em Linha Turbo 🐎Potência: 210cv 📊Torque: 31Kgfm ⌚️0-100km/h: 5.7s 🏁Vel. Máxima: 222km/h 📐Peso: 1375kg 📈Tração: Integral 📅Produção: 1992-1992 📐/🐎Peso/Potência: 6.5kg/cv 💰Médio: € 73.000 (Leilão 🇫🇷) ➖➖➖ 👇Envie seus flagras!👇 📲Whatsapp: (61) 98153-2377 ✉️E-mail: contato@exoticsbrazil.com.br ➖➖➖ #⃣ #exoticsbrazil #autogespotbrazil #lancia #lanciadelta #lanciadeltaintegrale #lanciadeltahf #lanciadeltahfintegrale #verdeyork #lanciadeltaintegraleevoluzione #lanciadeltaintegrale #lanciadeltaevo #eblancia #ebdelta #hothatch #hothatches #hothatchesbr

A post shared by Exotics Brazil 🇧🇷 (@exoticsbrazil) on

Lancia Delta HF Integrale Evoluzione Verde York 📍São Paulo, SP ➖➖➖ Atendendo a vários pedidos, mais uma foto desse Hot Hatch de respeito! ➖➖➖ 📷 Anônimo 🔩Motor: 2.0 4Cil em Linha Turbo 🐎Potência: 210cv 📊Torque: 31Kgfm ⌚️0-100km/h: 5.7s 🏁Vel. Máxima: 222km/h 📐Peso: 1375kg 📈Tração: Integral 📅Produção: 1992-1992 📐/🐎Peso/Potência: 6.5kg/cv 💰Médio: € 73.000 (Leilão 🇫🇷) ➖➖➖ 👇Envie seus flagras!👇 📲Whatsapp: (61) 98153-2377 ✉️E-mail: contato@exoticsbrazil.com.br ➖➖➖ #⃣ #exoticsbrazil #autogespotbrazil #lancia #lanciadelta #lanciadeltaintegrale #lanciadeltahf #lanciadeltahfintegrale #verdeyork #lanciadeltaintegraleevoluzione #lanciadeltaintegrale #lanciadeltaevo #eblancia #ebdelta #hothatch #hothatches #hothatchesbr

A post shared by Exotics Brazil 🇧🇷 (@exoticsbrazil) on

Valeu e até breve!