O motor Mercedes-AMG 6.0 V12 Biturbo, internamente chamado de M279, é um dos motores mais incríveis no mercado mundial! Ele está disponível hoje no S65 (nas versões cupê, cabriolet e sedan), no roadster SL65 e no brutíssimo SUV G65, e produz 630 cavalos de potência e um incrível torque de 102 Kgfm.

Mas é melhor você se correr logo para uma concessionária se gostar da ideia de ter um AMG com uma motorização dessas. “Eventualmente, o motor de 12 cilindros será desativado na AMG”, disse o CEO da marca, Tobias Moers, em entrevista, acrescentando que “no topo de nossa linha, seguiremos outro caminho”.

Embora Moers não tenha explicado qual poderia ser esse caminho, é de se imaginar que alguns boatos que são ouvidos por aí possam se concretizar. No futuro, talvez, os veículos esportivos serão equipados com versões híbridas do 4.0 V8 Biturbo da AMG, que poderia produzir 800 cavalos de potência ou até mais! O V12 será extinto dentro de um ano ou mais no conversível SL, quando a próxima geração chegar. Ele permanecerá um pouco mais tempo disponível nos modelos AMG da Classe S, mas não será transferido quando o sedã de alto luxo for totalmente redesenhado (nesse ponto, o cupê e o cabrio também poderão ser descontinuados).

Ficamos tristes ao ver o V12 da AMG ir embora, até porque ele oferece uma das trilhas sonoras mais fascinantes de qualquer carro já construído até os dias de hoje. Quando o motorista pisa fundo o acelerador, você pode ouvir a fúria nas câmaras de combustão. E desliga em um instante absoluto, assim como todos os motores de 12 cilindros.

Enquanto os dias das versões selvagens da AMG estão contados, você ainda poderá obter o M279 nos modelos Mercedes-Maybach, onde a usina de força, construída totalmente de alumínio e três válvulas por cilindro, está ajustada para o silêncio. A AMG monta os motores na mesma linha de produção, não importa a sua aplicação e faz o uso do mesmo 630 cavalos de potência e torque de 102 Kgfm no Mercedes-Maybach S650. “Continuaremos a construir o motor para outros submarcas”, disse Moers. Essa é uma boa notícia, e as preparadoras provavelmente podem ajudar com os roncos, se os proprietários o desejarem.