É inquestionável que a paixão por carros assola a grande maioria dos brasileiros. Tanto é que temos apaixonados por carros antigos, carros esportivos, por determinadas marcas específicas ou até mesmo por carros em miniatura.

Quem ama os carros, pode procurar uma diferente forma de se envolver com o esse fascinante mundo. É através do não menos fascinante mundo da fotografia!

Porém, fotografar carros não é tão simples como fotografar pessoas ou paisagens. É necessária certa dose de técnica e conhecimentos um pouco mais aprofundados da arte da fotografia, para que o resultado das fotos realmente seja bom. As fotos de carros são consideradas boas quando tem-se a sensação de que o veículo realmente está em sua frente, com nitidez e riqueza de detalhes.

Um dos fatores mais importantes a estar atento quando fotografar carros é manter uma composição limpa e deixar o carro ser o centro das atenções. E o que isso significa? Que você deve tomar cuidado com o que aparece na fotografia. Evite elementos distrativos, que chamem mais atenção do que o próprio objeto principal – neste caso, nada pode ser mais importante que o carro. Faça com que ele seja o ponto focal da sua fotografia!

Para quem quer melhorar suas fotos automotivas, ai vão algumas dicas para serem seguidas se for possível:

Local e Iluminação
Evite fotos em ambientes fechados, veículos estacionados ao ar livre sem muitas árvores próximas e em local amplo, com um fundo distante são melhores opção. Geralmente, o sol deve ficar atrás de quem está fotografando.

Fundo
Devido a poluição visual, cuidado com o fundo muito colorido na hora de tirar sua fotografia, dê preferência para locais com cores uniformes.

Posicionamento
Com o veículo estacionado, pegue um ângulo que consiga enquadrar a frente com a lateral ou a traseira com a lateral. Não corte nenhuma parte do carro em sua foto, a não ser que o seu foco seja mostrar algum detalhe muito específico.

Apoio
Para que as fotos não fiquem tremidas, apoie ou utilize um tripé se for possível. Pode-se até utilizar o chão,uma lixeira ou até mesmo um cone como apoio em alguns casos.

Zoom ótico
Utilize o zoom ótico para eliminar a paisagem e focar melhor o veículo. A necessidade de uso dependerá da distância entre o fotógrafo e o objeto.
Cuidado: não perca qualidade de imagem utilizando zoom digital.

Use a regra dos terços

Com um carro em movimento, deixe o terço na frente do carro livre para dar sensação de velocidade. Com o carro parado, escolha o que ficar melhor visualmente, de forma que se passe uma impressão de amplitude para a cena. Se for possível, posicione os faróis em uma das linhas dos terços.

Posição vertical
Não tire fotos na vertical, aproveite toda sua área de utilização na horizontal.

Reflexos
Confira se você ou algum objeto não está refletido na lataria ou espelhos. Se isso está ocorrendo, procure outro ângulo. Se for possível também, compre um Polarizador para sua lente.

Fotos: [Jeferson Milão], [Pedro Ponchio], [Matheus Bueno], [Felipe Barros] e [Sérgio Filho]


Pedro Ponchio

Pedro iniciou-se em 2012 na Fotografia Automotiva, criando no ano seguinte o perfil @ExoticsBrazil no Instagram para compartilhar algumas de suas fotos e também outras de amigos. Apaixonado por carros desde pequeno, praticamente aprendeu a ler folheando as páginas da Revista Quatro Rodas e cresceu assistindo Top Gear. Hoje divide as atribuições do EB com a sua formação profissional na área do Direito.

All author posts
Related Posts