A Ford quis celebrar o 50º aniversário dos GT40 vencedores das 24 Horas de Le Mans em 1968 e 1969 com uma edição especial limitada, que presta uma homenagem ao esquema de pintura mais famoso do automobilismo. Denomina-se Ford GT Heritage Edition 2019 e combina as cores azul e laranja da Gulf Oil, um esquema que está presente tanto na carroceria como no interior do esportivo americano.

Os lendários Ford GT40 patrocinados pela American Gulf Oil no final dos anos 60 serão relembrados com essa edição especial que acrescenta ao conjunto uma série de toques exclusivos adicionais. Conhecido entre os entusiastas das corridas como o chassi número 1075, o GT40 de 1968 foi um dos poucos carros individuais a repetir uma vitória consecutiva na lendária corrida de 24 horas do circuito de La Sarthe.

“O Ford GT40 de 1968 rapidamente se tornou uma sensação global depois de derrotar seus concorrentes europeus na pista em quatro vezes seguidas, e em tributo ao 50º aniversário de sua vitória, estamos homenageando o original com uma nova edição limitada”, disse Joe Hinrichs, presidente de operações globais da Ford, durante sua revelação.

Essa edição especial Heritage Edition 2019 inclui detalhes em fibra de carbono visível tanto dentro como fora do Ford GT, assim como um jogo de rodas de alumínio forjado de 20 polegadas, pinças de freio na cor laranja e carcaças dos espelhos retrovisores na cor prata. O pacote apresentará o número 9 no capô e nas portas para a edição de 2019, enquanto que para 2020, o carro contará com o número 6, que presta homenagem ao mesmo veículo – com outro número – que venceu em Le Mans em 1969. 

O habitáculo do Ford GT Heritage Edition contará com Alcantara nos bancos, no painel de instrumentos, nos pilares, no teto e no volante. As costuras em azul e laranja contrastando, acentuam tanto os bancos como o volante, com um novo padrão sobre o estofamento dos bancos, inspirado no carro ganhador de Le Mans em 1968. A alavanca de câmbio anodizada é o toque final ao conjunto, assim como os detalhes em aço inoxidável e a placa de identificação numerada nas soleiras das portas e no console central.

Fotos: Divulgação