Dicas de Fotografia Automotiva

É inquestionável que a paixão por carros assola a grande maioria dos brasileiros. Tanto é que temos apaixonados por carros antigos, carros esportivos, por determinadas marcas específicas ou até mesmo por carros em miniatura.

Quem ama os carros, pode procurar uma diferente forma de se envolver com o esse fascinante mundo. É através do não menos fascinante mundo da fotografia.

14743712608_9c131de9db_h

Porém, fotografar carros não é tão simples como fotografar pessoas ou paisagens. É necessária certa dose de técnica e conhecimentos um pouco mais aprofundados da arte da fotografia, para que o resultado das fotos realmente seja bom.

As fotos de carros são consideradas boas quando tem-se a sensação de que o veículo realmente está em sua frente, com nitidez e riqueza de detalhes.

Para quem quer melhorar suas fotos automotivas, ai vão algumas dicas para serem seguidas se for possível:

Local e Iluminação
Evite fotos em ambientes fechados, veículos estacionados ao ar livre sem muitas árvores próximas e em local amplo, com um fundo distante são melhores opção. Geralmente, o sol deve ficar atrás de quem está fotografando.

img_2714

Fundo
Devido a poluição visual, cuidado com o fundo muito colorido na hora de tirar sua fotografia, dê preferência para locais com cores uniformes.

Posicionamento
Com o veículo estacionado, pegue um ângulo que consiga enquadrar a frente com a lateral ou a traseira com a lateral. Não corte nenhuma parte do carro em sua foto, a não ser que o seu foco seja mostrar algum detalhe muito específico.

23643372150_d2c915c991_z

Apoio
Para que as fotos não fiquem tremidas, apoie ou utilize um tripé se for possível. Pode-se até utilizar o chão,uma lixeira ou até mesmo um cone como apoio em alguns casos.

Zoom ótico
Utilize o zoom ótico para eliminar a paisagem e focar melhor o veículo. A necessidade de uso dependerá da distância entre o fotógrafo e o objeto.
Cuidado: não perca qualidade de imagem utilizando zoom digital.

24287935889_191de0b626_z

Posição vertical
Não tire fotos na vertical, aproveite toda sua área de utilização na horizontal.

Reflexos
Confira se você ou algum objeto não está refletido na lataria ou espelhos. Se isso está ocorrendo, procure outro ângulo. Se for possível também, compre um Polarizador para sua lente.

img_2468-0

Fotos: [Jeferson Milão], [Diego Beneduzi], [Gabriel Elero], [Rafael Delfino], [André Elias]