Já noticiamos aqui, em março deste ano, que as placas do Mercosul finalmente iriam ser adotadas no Brasil. Porém, novamente, nos deparamos com outro adiamento.

No entanto, agora é um fato certo! O novo padrão de placas do Mercosul finalmente fez sua estreia no Brasil hoje, depois de anos de adiamentos, atrasos e incertezas. O modelo foi lançado nesta terça-feira (11) e será obrigatório somente para os veículos novos e transferências de propriedade. O custo foi mantido nos mesmos do padrões do modelo anterior, ou seja, R$ 219,35.

No novo padrão, apesar de parecer ser de permitido emitir uma sequência aleatória de letras e números, as placas do Brasil terão um padrão de quatro letras e três números, divididas em um bloco de três letras e outro de um número, seguido por uma letra, seguida por dois números.

Mídia compartilhada no Instagram por @mouramarcoss

O modelo também terá um QR Code que identificará o fornecedor da placa, a sequência de letras e números, a data e o ano, além do modelo de fabricação do carro. Isso fará com que a fiscalização possa saber instantaneamente se o veículo foi clonado ou não, resolvendo a dor de cabeça que muitos tem atualmente! Se você achou bonito essa nova placa e quer instalar voluntariamente em seu carro, saiba que ela também pode ser colocá-la em qualquer outro carro mediante o pagamento da mesma taxa.