Concebida com o propósito assumido de revitalizar a indústria automobilística da Rússia, a nova marca russa Aurus pretende começar não pela base, mas sim pelo topo. Isso mesmo! Basicamente, eles querem ser uma marca capaz de competir com as maiores referências do setor, como é o caso da Rolls-Royce.

Depois de ter feito a primeira aparição global através da divulgação da mais nova limousine a serviço do Presidente Russo, Vladimir Putin, a Aurus apresentou recentemente, no Salão Automóvel de Moscou, o seu primeiro modelo de produção: uma versão mais curta do carro de Putin, a que foi dado o nome de Senat (Senado, em português).

O motor escolhido para impulsionar o mais novo carro de luxo do mercado mundial é um V8 de 4.4 litros bi-turbo, que, acoplado a um motor elétrico, anuncia uma potência conjunta de 598 cavalos.

Quanto ao exterior, não tem como negar que as linhas do modelo têm muito mais semelhanças que diferenças com os modelos da britânica Rolls-Royce. Principalmente na grade frontal, nos faróis retangulares e na clássica configuração três volumes bem definida.

A Aurus já garantiu que vai disponibilizar o Senat também numa versão blindada, embora apenas para entidades governamentais. Já os particulares, só terão acesso aos painéis à prova de bala se fizerem o serviço em empresas especializadas.

Interior de inspiração a Mercedes

Quanto ao interior do Senat, a marca apostou numa mistura de couro com madeira de lei e metal polido. Aqui foi outra parte do projeto em que a Aurus não escondeu a inspiração em outras marcas. É evidente a inspiração nos modelos da alemã Mercedes-Benz: o painel de instrumentos totalmente digital integrado a uma enorme tela de alta definição no centro do carro.

Além disso, há uma série de tecnologias de assistência ao condutor, como é o caso do piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, freio autônomo de emergência, com reconhecimento de faixas e leitura de placas de trânsito.

Começando na Rússia… depois conquistar o mundo?!

Com o início da comercialização previsto apenas para janeiro de 2019, o Aurus Senat será vendido inicialmente apenas no mercado russo. A empresa espera comercializar um total de 150 unidades, só nesse primeiro ano.

No entanto, a Aurus também não descarta a possibilidade de vir a comercializar o Senat em outros mercados! Até porque, uma vez com a produção em ritmo máximo, segundo a empresa, o objetivo passa a ser vender cerca de 10 mil unidades por ano.

Quanto ao preço, apesar de nada ainda ter sido divulgado, é muito possível que o Aurus Senat venha a ter um preço mais acessível que qualquer um dos modelos Rolls-Royce.