No mês de Abril, além da quarta Ferrari F12tdf a chegar no país, também tivemos outra novidade italiana! Trata-se do primeiro Alfa Romeo a Giulia a desembarcar no Brasil, em sua versão mais esportiva: a Quadrifoglio Verde.

A Alfa Romeo já falou que virá para o Brasil. Os executivos da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) dão como certo! Eles só não arriscam dizer quando, embora existam rumores de que a estreia seria em 2018. A Alfa é a marca mais global do grupo FCA, com produtos que podem agradar consumidores dos dois lados do Atlântico – enquanto as demais marcas da FCA têm características fortemente identificadas ou com o mercado europeu, ou com o americano. Por isso, a Alfa não ficará de fora do Brasil.

O retorno terá como carro abre-alas justamente o sedã Giulia, o primeiro Alfa Romeo desenvolvido sob gestão da FCA e que foi projetado com a missão de relançar a marca mundialmente. Seu nome traz de volta à cena o lendário Giulia fabricado entre 1962 e 1978.

O Giulia Quadrifoglio Verde foi apresentado em 2015, na Europa, como a resposta da Alfa Romeo aos alemães BMW M3 e Mercedes-AMG C63. O sedã italiano é equipado com um motor de 2.9 litros V6 biturbo, desenvolvido em parceria com a Ferrari. A usina de força gera nada menos que 512 cv de potência e 61,2 kgfm de torque (enviados às rodas traseiras por meio do câmbio manual de seis marchas). Segundo a Alfa Romeo, os 100 km/h são atingidos em 3.9 segundos e a velocidade máxima é de 307 km/h.

Além do visual agressivo, reforçado pelas rodas de 19 polegadas e elementos em fibra de carbono na carroceria, o Giulia Quadrifoglio Verde chamou a atenção da imprensa especializada estrangeira pelo ótimo acerto dinâmico. Graças ao uso de materiais leves, como alumínio, compostos de liga metálica e plástico, o sedã tem a distribuição perfeita dos seus 1.787 quilos (50% sobre cada eixo). Além disso, ele é dotado do sistema que ajusta os parâmetros do motor, suspensão e direção em quatro modos de condução.

Fica como bônus um vídeo do famoso Chris Harris mostrando o Alfa inteiro pra você em um episódio de Top Gear!

Também um comparativo dele com seus principais concorrentes: BMW M4 F82 e Mercedes-AMG C63!